a educação ao próximo, a great big world, Memórias, palavras, Ser

A Enf Delmina e a inesquecível Bissaya

Soube agora, através de um colega de curso, no Facebook. Faleceu a enf Delmina, a “nossa directora”, a madrinha como carinhosamente lhe chamávamos, no nosso curso.

Lembro, lembramos todos, muitas histórias com ela. ” Vocês foram o curso, nestes anos todos, com quem mais falei”, disse-nos na última intervenção que nos fez como estudantes. Sabia como nos por na ordem, mas apoiou-nos em muitas das nossas reivindicações. Uma mulher, uma senhora, que tinha uma ideia muito segura, muito construída do que era ser enfermeira, e transmitiu essa ideia a muitas gerações de enfermeiros, que têm o seu cunho na formação. Somos, fomos uma família, com uma cultura muito própria que ela criou.

Diziam-me, há pouco tempo, que nós, os estudantes da Bissaya, tínhamos, temos, uma forma muito própria de estar na enfermagem. Essencialmente, somos muito frontais, não temos receio de dar a cara, de lutar pelas nossas convicções, pelos nossos ideais, pelos nossos objectivos. Concordei.

Saber, saber ser, saber estar, saber fazer, o lema da família Bissayense. A família Bissayense está de luto mas perdurará por muito tempo na enfermagem aquilo que “a madrinha” ensinou a muitas gerações.

Obrigada por tudo enf Delmina, que descanse em paz

Anúncios

converse connosco...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s