a educação ao próximo, a great big world, da nossa vida, filosofias existenciais, músicas da minha vida, Memórias, palavras, Ser, T(extos) E(ntre) S(onhos)

Fragilidade versus incertezas

Já não é a primeira vez que partilho esta música aqui. Talvez porque este tenha sido o último grande filme que vi e que me perturbou. Perturbou no sentido de me fazer pensar e questionar algumas coisas.

O edifício mental, sempre o edifício mental. Quando a estabilidade do nosso edifício mental se fragiliza, toda a construção pode vir abaixo de um momento para o outro e a facilidade com que já vi isso acontecer continua a perturbar-me hoje, apesar de já levar 20 anos de profissão e 40 de vida, com algumas experiências que, sinceramente, teria dispensado viver, mas que foram essenciais para ser o que sou hoje.

De todo este discurso, que diz tanto mas não diz coisa nenhuma, porque se questiona tanto ultimamente, ao que dar mais importância, a lei ou a moral, direi apenas que verdadeiramente importante é assegurarmos o cuidado com a nossa saúde mental, e com a daqueles que constituem o nosso núcleo social.

Maus princípios levam a maus fins e não deixando de saber que existem pessoas boas e menos boas, são muitas vezes as perturbações dos princípios que fazem a incapacidade de distinção entre o bem e o mal, o indivíduo e a sociedade. Já não falando da solidão.

Há tanta coisa que pode perturbar a forma como olhamos o mundo, a forma como escolhemos as nossas prioridades, que muitas vezes me questiono quantos pensamentos perturbados vaguearão ao nosso lado sem nos darmos conta. São esses que poderão aos poucos modificar o modo como nós próprios vemos as coisas, de tal forma que nem nós consigamos, a certo ponto, distinguir o bem do mal.

Esse será um problema a combater, hoje em dia, não no futuro. Não podemos perder as bases, nem as fundações que nos constroem, as nossas raízes, para podermos transmitir aos outros o que pode e não pode ser aceitável, a bem do futuro dos nossos filhos.

Anúncios

converse connosco...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s